sábado, 21 de junho de 2008

carros e petroleo

Confesso que a saudade aperta e, apesar de economizar palavras, sinto que da pra cutucar vocês um pouco...
Fico lembrando do Joe e suas teorias defendendo os SUVs americanos, que são modernos e eficientes, ao ler uma nota no Folhaonline sobre lançamento de novos modelos da GM (aqui) .
Também lembro ter visto dias atras um artigo dizendo que a GM nao vê futuro algum para a Hummer e suas maquinas de guerra urbana, que gastam entre 22 e 26 litros de gasolina para percorrer 100km.
O Joe tem razão: pode-se fazer carros grandes e eficientes, mas se isso é verdade, o mesmo vale para os carros pequenos: pode-se fazer carros pequenos e muito mais eficientes, e neste caso os grandes continuam a ser exageradamente poluentes. A situação atual do mercado com combustiveis caros ilustra bem essa questão, como dito no artigo acima, apesar da gasolina ainda ser muito barata nos EUA (1Us$/litro a preço atual), metade do que ela custa no Brasil e 25-30% do que custa na Europa.
Falando de Europa, as vendas de carros grandes estão caindo e as de carros pequenos subindo, em geral. E pela procura de engenheiros de eletrônica de potência aqui na França para os desenvolvedores de carros, estão todos preocupados com o atraso (em relação aos japoneses) e investindo bastante em carros hibridos ou elétricos! Oxala eu consiga um trabalho nisso!

Um comentário:

Alisson Veras disse...

Só um comentário....
Uma coisa e defender carros grandes, outra coisa é defender a liberdade de escolha, de poder ou não comprar um carro grande caso precise, ou goste. Há como tornar carros grandes e pequenos mais eficientes, e sendo assim, por que não fazê-lo?
Consegue-se fazer um carro gastar menos, emitir menos, utilizar outras formas de combustíveis menos danosas, assim como talvez seja possível coletar todos os gases (peidos) de gado, ou não? E se for possível, por que não fazê-lo também? O que acham de inventarmos um catalizador para colocar em gado? :)
Um comentario do Paul McCartney, que é um vegetariano convicto, me deixou intrigado e resolvi pesquisar um tema sobre o qual sempre comentei em ar de brincadeira, mas que a ONU resolveu pesquisar mais a fundo: "Os danos causados ao meio-ambiente pela criação de gado, inclusive emissão de CO2". Pela pesquisa, a emissão de "greenhouse gas - gases causadores do efeito-estufa" é maior na criação de gado que a emissão causada pelo transporte, sem levar em consideração o desmatamento e a utilização de água, entre outros... Portanto, vamos todos parar de comer carne, vamos criar taxas sobre as carnes e proibir mesmo a alimentação utilizando carne animal em alguns lugares...
Ficou curioso?
Citação: http://www.fao.org/newsroom/en/news/2006/1000448/index.html
Full-Report: http://www.virtualcentre.org/en/library/key_pub/longshad/A0701E00.htm