quarta-feira, 30 de março de 2011

Oi tudo bem? Tudo bem...

Nunca fui fã das (des)conversas do dia-a-dia, sempre achei coisa de paulista, talvez porque sempre ouvi dizer que São Paulo era uma cidade fria, onde as pessoas não cultivavam os relacionamentos pessoas mais próximos, enfim... em algum momento da minha vida essa frase começou a fazer mais sentido do que nunca, não tenho como precisar se foi o tempo que tenho passado nessa cidade, ou a mudança de fase de estudante para trabalhador "produtivo pelo progresso do nosso Brasil", mas alguma coisa realmente mudou.

Nas empresas o mesmo papo-furado e protocolado de todos os dias de manhã:
A: Oi B, tudo bem?
B: Tudo bem....

Será que não temos algo mais interessante para conversar? Não bastaria um "bom dia!" com reciprocidade, então? Por que perguntar algo se não se está realmente afim de ter uma resposta? Não só nas empresas, mas e a conversa de elevador sobre o tempo, será que vai chover, etc... caramba... ai quando você para realmente pra conversar com a pessoa ela acha estranho! :-)

Nada mais claro do que uma música que sempre me vem à cabeça nessas situações:
Oi, Tudo bem?
Tudo bem...
..Fora o tédio que me consome,
todas as 24 horas do dia,
fora a decepção de ontem a decepção de hoje,
e a desesperança crônica no amanhã...

Para onde foram as nossas relações ? Não acho que esteja fora desse marasmo, mas vejam só. Certo dia estava navegando no Facebook (sem querer fazer propaganda) e descobri que um colega de trabalho gostava de orquídeas! Nunca imaginara aquilo, fiquei inconformado por não ter sabido daquilo antes e quando soube, foi logo via Internet. Esse tipo de rede social é colocada por muitos como sendo não-pessoal, dispensável, enfim... quem imaginaria que serviria para conhecer melhor nossos colegas e quem sabe, aproximar as pessoas por interesses comuns... não que eu crie orquídeas, mas.. é algo tão inusitado no nosso meio, que, como não sabia daquilo?

Que tal todos que não gostam de relacionamentos virtuais por todos os motivos possíveis começarem a reavivar os relacionamentos de verdade,  ir mais fundo nas relações, acabar com um café e outro só para fazer as 17:00 chegar mais rápido e começar a conhecer de verdade as pessoas ao nosso redor?

2 comentários:

Alisson Dias Junqueira disse...

Joe,
em outros tempos eu tbm tinha dificuldades em tecer conversas nulas. Mas acho que aprendi a utilidade dessas conversas, que podem sim ser sinceras, podem servir de catalizador para outros papos, e talvez principalmente, fazem uma ligação entre as pessoas que tem sumido em muitos meios da vida moderna. Afinal, precisamos todos uns dos outros.

Anônimo disse...

Há visivelmente um monte de identificar com isso. Eu suponho que você fez algumas observações agradável em recursos também.