quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

hipocrisia carcerária

O Calligaris hoje na Folha (aqui) fala de como somos hipócritas com a questão das Febems e critica o Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele traz para isso argumentos científicos sobre saúde mental que agregam valor à discussão popular que voltou à moda com as últimas violências midiáticas.
Ele explica porque nossa mania de imputar a culpa pela violência na desigualdade social é hipócrita, e diz que a desigualdade social pode levar a crimes leves contra o patrimônio, mas que não pode causar infrações graves (homicídio, estupro e latrocínio).
Como eu falara no post anterior 'o bode', 'o buraco é bem mais embaixo'. O Calligaris mostra que a sociedade moderna parece longe de saber resolver a questão!

Um comentário:

Ricardo disse...

Somos contra o crime organizado, somos contra o narcotráfico, a violência é um absurdo mas o que queremos é resolver no próprio problema. Se estou protegido, o resto que se dane! O que é melhor: ter um carro blindado e estar protegido ou andar tranquilamente nas ruas com o laptop na mão em uma sociedade em que não há ameaça? Utopias a parte, acho que a maioria escolhe a segunda opção, mas espera que um ser divino providencie isso para ela...