sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Você sabia que Carnaval não é feriado?

Meu amigo Joe Schmo sempre se mostrou um tanto inconformado com a quantidade de feriados no Brasil...de um tempo para cá, eu também comecei a ter a mesma sensação, principalmente quando dependemos de serviços de terceiros: entregas que atrasam, lojas que fecham (ou seja, um dia a menos girando dinheiro na economia), etc...ok ok ok...turismo gera muito dinheiro, principalmente o carnaval, um feriado que, para muitos, dura até quarta-feira, mas acredito que não tanto quanto a maioria das indústrias desligadas, escritórios fechados, menos pessoas nas ruas consumindo, logo, menos serviços sendo prestados, e assim vai...

Não sou contra feriado, porém, vejo que as coisas estão ficando desequilibradas. Este ano teremos um feriado no dia 15 de novembro e logo em seguida dia 20 de novembro será feriado também. Assim, teremos um feriado na quinta-feira e outro na terça, ficando a sexta e segunda "perdidas", pois muitos não irão trabalhar nestes intervalos de dias úteis. Na quarta-feira, dia 14, esquece, muitos já vão no clima "ah, semana que vem eu faço, hoje é véspera de feriado..."

O fato é que carnaval NÃO É FERIADO! Descobri isso, pois fiquei curioso sobre por que terça-feira de carnaval era feriado. Com algumas simples pesquisas, constatei que o carnaval é um feriado decretado pela própria população. Bem, acredito que ele seja mais legítimo que muitos outros feriados fabricados que literalmente travam o país.

Na verdade, o que mais me incomoda em feriado é que a maioria não sabe o porquê do feriado: alguém comemora o 15 de novembro? E o 07 de setembro? Eu não gosto da política dos EUA, mas uma coisa respeito neles: o patriotismo, pois 04 de julho eles realmente comemoram pela data e não pelo fato de não irem trabalhar. Acho que muitas vezes vejo os brasileiros repudiam feriados nacionalistas e atos relacionados ao patriotismo devido a herança negativa que a ditadura deixou associada a eles.

Mas, voltando ao tópico, por que temos tanta febre por feriado? Talvez por não termos os nossos direitos oficiais respeitados: "Férias? Ah, não posso tirar por que perco o emprego". "Falta justificada por que trabalhei na Eleição? Fica chato...", "Mas eu planejei essas férias a mais de Ano!" "Não interessa, sou seu chefe e o projeto tem de ser finalizado!" ...

O que acontece é que os funcionários sempre estão em busca de brechas, seja feriado, seja almoços mais longos, solução de problemas pessoais no horário de almoço...será que o Brasileiro não produziria mais se soubesse que só deveria trabalhar pelo que é pago ? (hora extra remunerada? No Brasil? HAHAHAHAHAHAHA, eu achava que a escravidão tinha acabado em 13/05/1888!)

Um comentário:

Alisson Veras disse...

Bem... só complementando....
O Carnaval não é feriado nacional, como o Ricardo muito bem colocou, mas em algumas cidades essas datas são identificadas como feriado municipal, e neste caso então, o é!
Claro... há outros lugares, como por exemplo na Bahia, em que deve ser feriado estadual! hahaha